brunomadeira ed3 1024x750

Premiado nos maiores concursos de violão do Brasil, o violonista catarinense Bruno Madeira vem se destacando nos últimos anos como solista, professor e pesquisador.

Bacharel, Mestre e Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas, Bruno se apresentou como solista em mostras, seminários, festivais, salas e séries de concerto em vários estados brasileiros. Destacam-se os recitais no Centro Cultural São Paulo (São Paulo/SP), Quartas Clássicas – BNDES (Rio de Janeiro/RJ), Palcos Musicais (Londrina/PR), Festival Villa-Lobos de Inverno de São José dos Campos (S. J. Campos/SP) e Festival de Música Erudita do Espírito Santo (Vitória/ES). Fez sua estreia internacional na cidade de La Plata (Argentina), tendo sido também convidado na ocasião para ministrar aulas na Universidad Nacional de La Plata e no Conservatorio Gilardo Gilardi. Em 2016 se apresentou na série de concertos do Vortex Garten (Matildenhöhe), em Darmstadt (Alemanha).

Bruno também se apresenta como camerista nos duos que desenvolve com a soprano Ana Carolina Sacco, atualmente voltado à música espanhola para a formação, e com o violinista Leonardo Feichas, dedicando-se a música brasileira para violão e violino.

Foi vencedor de prêmios em diversos concursos, entre eles o Melhor Intérprete de Villa-Lobos no X Concurso Nacional Villa-Lobos (Vitória/ES) e primeiros lugares no I Concurso Internacional de Violonistas do Conservatório de Tatuí (Tatuí/SP), VI Concurso Internacional de Violão J. S. Bach (São Paulo/SP), III Concurso Latino-Americano de Violão Maurício de Oliveira (Vitória/ES) e VIII Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter (Rio de Janeiro/RJ).

Tem artigos publicados em respeitados congressos e revistas nacionais e internacionais, dos quais se destacam as pesquisas sobre aspectos técnicos do violão e o gesto corporal na performance.

De 2011 a 2014 Bruno foi professor da Universidade do Estado de Santa Catarina, na qual responsável pelas classes de violão dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música. No mesmo período, na Universidade Federal de São Carlos atuou como tutor e professor de violão do curso à distância de Educação Musical. É regularmente convidado para realizar masterclasses em universidades e conservatórios.

Bruno reside atualmente em São José dos Campos/SP.

12 comentários sobre “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *