Masterclass – Gilson Antunes

Masterclasses com Gilson Antunes

 Masterclass   Gilson Antunes

Vitória – Espírito Santo
Masterclass na FAMES: 7, 8 e 9 de Agosto. (apenas para alunos da FAMES)
Masterclass na Acordes Centro de Música e Artes: dia 8 de Agosto – 19:00 (Aberto a todos interessados – inscrições 27 3325 0064)

Gilson Antunes é especialista em violão erudito (Advanced Instrumental Studies) pela Guildhall School of Music – Londres, Inglaterra – mestre em musicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em violão erudito pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), tendo iniciado seus estudos musicais em 1982 e concluído o curso no Conservatório Musical Mário de Andrade com medalha de ouro em 1989. Através de seu trabalho de ampliação do repertório violonístico (com recitais e gravações de CDs com repertório inusitado), organizador de eventos de violão (concursos, festivais e seminários) e escritor de literatura para o instrumento (através de inúmeros artigos), Gilson Antunes já vem conquistando um lugar de referência entre os violonistas de sua geração.

Teve como principal mentor musical o violonista Fábio Zanon. Ainda teve Robert Brightmore (discípulo de Julian Bream) e Giácomo Bartoloni como professores.

Em 1998 gravou pelo Selo Som Puro seu primeiro CD, de música barroca, com o TRIO GTR, no qual interpreta peças de Bach, Vivaldi e Haendel.

Em 1999 gravou um segundo CD com o trio, agora com o nome de Trio de Violões de São Paulo, com obras originais para três violões de autores brasileiros, lançado pela Gravadora PAULUS. No ano de 2000 lançou o elogiado CD Music for Guitar by Young Brazilian Composers, com obras de ex-estudantes das três principais universidades do Estado de São Paulo, USP, UNESP e UNICAMP.

Em maio de 2003 Gilson Antunes lançou o CD Obras para violão de Américo Jacomino – Canhoto, dando seqüência a seu ideal de ampliação do repertório violonístico, desta vez com um trabalho de reavaliação de peças do primeiro grande violonista brasileiro do século vinte.

Entre suas últimas gravações está a participação em duas das mais importantes coletâneas violonísticas já lançadas no Brasil, o Projeto Violões do Brasil (CD, livro e DVD) e o CD 10 Anos de Violão Intercâmbio.

É o criador do Festival de Música de Ourinhos e do Concurso Nacional de Violão Musicais. É o autor dos projetos dos Seminários Vital Medeiros e do programa Violão com Fábio Zanon (edição sobre o violão brasileiro). É articulista da revista eletrônica Violão Intercâmbio e da revista Violão-Pró (sendo o responsável pela parte do violão erudito desta revista).

Atualmente é professor da Universidade Federal da Paraíba e diretor artístico e organizador do Seminário Nacional de Violão Vital Medeiros, em Mogi das Cruzes.

2 ideias sobre “Masterclass – Gilson Antunes

  1. Andre Mendes

    Gilson, boa tarde, venho pesquisando varios luthieres para construiro um violão para mim. Você poderia me passar a sua opinião sobre os violões de cedro do Tessarin? Ficolhe muito agradecido por sua experiencia com estes violões. André Mendes

  2. Welton Nadai

    Ola!

    Gostaria de contactar os Sr.Gilson Antunes para tratar de projetos na área do violão erudito.
    Sou de Rio Claro, aluno do violonista Pedro Cameron.
    Aguardo!

    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *