Aprenda rapidamente como afinar o violão

O violão ou a guitarra, assim como outros instrumentos de corda, precisa ter cada uma de suas cordas reguladas para que esteja dentro da afinação padrão. São seis as cordas, portanto são seis variáveis que o instrumentista precisa regular antes de começar a tocar. É um número maior do que as variáveis da flauta, por exemplo, que é afinada a partir dos dois encaixes de suas peças; e número menor do que o piano, que precisa ter cada uma de suas 88 cordas afinadas! (Vale lembrar que o flautista ainda pode corrigir na embocadura a afinação enquanto toca e o piano deve ser afinado por um especialista no assunto, que geralmente não é o próprio músico, mas as especificidades da afinação são assuntos demais para esse post.)

como afinar o violao 300x200 Aprenda rapidamente como afinar o violão

Afinar um instrumento é fazê-lo soar de acordo com valores determinados pelo contexto histórico em que se está. Hoje em dia consideramos o lá como tendo 440 Hertz (1 Hz é igual a uma vibração por segundo), porém antes do século XIX era comum a afinação mais baixa, com menos Hertz. É difícil sabermos precisamente a quantidade de Hertz que os músicos antigos usavam pois instrumentos de medição de frequências dessa magnitude ainda não haviam sido inventados, mas estima-se que o Lá pode ter chegado a 415 Hz no período barroco.  Alguns especialistas em música antiga ainda hoje usam essa afinação para que a sonoridade de seus instrumentos se assemelhe com esse som de outra época. Algumas orquestras também estão subindo suas referências, deixando o Lá com 442 ou 443 Hz. É importante saber que quanto maior o número de Hertz, ou quanto maior é a frequência, mais agudo é o som; quanto menor é a frequência, mais grave ele é.

Diapasões

Um diapasão de garfo, como o da foto abaixo, emite o som do Lá em 440 Hz. Esse é o Lá encontrado na primeira corda do violão, pressionada na quinta casa.

diapasao Aprenda rapidamente como afinar o violão

Um diapasão de sopro, como o mostrado abaixo à esquerda, emite também esse mesmo Lá 440 Hz. Um outro tipo de diapasão de sopro, como o abaixo à direita, emite as seis cordas soltas do violão, da primeira à sexta: Mi agudo, Si, Sol, Ré, Lá e Mi grave.

diapasao sopro1 Aprenda rapidamente como afinar o violão  diapasao6 300x300 Aprenda rapidamente como afinar o violão

Como afinar o violão com um diapasão

Antes de mais nada, a afinação do violão é idêntica à afinação da guitarra, portanto todo o conteúdo desse post se aplica aos dois instrumentos.

Para afinar o violão sempre precisamos de pelo menos uma referência externa, porque são raras as pessoas (ditas pessoas com ouvido absoluto) que conseguem de cabeça saber se um som tem 440 Hz ou 445 Hz. Os dois primeiros tipos de diapasão dão apenas uma referência, enquanto o terceiro tipo dá seis referências, uma para cada corda.

O primeiro passo para afinar o violão é tocar o som da referência e comparar com o obtido no violão. Quanto mais tensa fica uma corda, mais agudo fica o som. Quanto mais solta ela está, mais grave é o som. Então se o som do diapasão de garfo está mais agudo do que o som da primeira corda presa na quinta casa (o nosso Lá), é necessário tensionar a corda até que ela soe igual à referência. Se a corda foi colocada corretamente no violão, tensiona-se girando a tarracha no sentido anti-horário.

A partir dessa primeira referência podemos afinar de vários jeitos, se soubermos como o violão funciona. A regra geral é: a partir de uma corda afinada com a referência, compare o som de uma das outras 5 cordas desafinadas com o som da corda afinada. Vamos a uma das maneiras:

  • Afine a primeira corda presa na quinta casa de forma que tenha o mesmo som que o diapasão.
  • Afine a segunda corda presa na quinta casa de forma que tenha o mesmo som que a primeira corda emite quando solta.
  • Afine a terceira corda presa na quarta casa de forma que tenha o mesmo som que a segunda corda emite quando solta.
  • Afine a quarta corda presa na quinta casa de forma que tenha o mesmo som que a terceira corda emite quando solta.
  • Afine a quinta corda presa na quinta casa de forma que tenha o mesmo som que a quarta corda emite quando solta.
  • Afine a sexta corda presa na quinta casa de forma que tenha o mesmo som que a quinta corda emite quando solta.

Esse é um dos jeitos mais comuns para se afinar o violão, porém tome cuidado! Se você afinar errado a segunda corda, por exemplo, todas as outras cordas mais graves ficarão desafinadas, já que essa segunda corda foi referência para a terceira, que foi referência para a quarta e assim por diante.

Algumas dicas para afinar o violão

  • Experimente a tarracha antes de afinar. Gire a tarracha de um lado para o outro, até o som realmente mudar. Teste isso para sentir o quanto que você deve mexer, para se familiarizar e perceber quanto que um giro inteiro afina (mais ou menos), quanto que um pouquinho pra lá ou pra cá muda na afinação.
  • Toque bastante. Não fique preso tocando só uma vez cada nota que você quer afinar. Toque a referência até ficar bem no ouvido, depois toque várias vezes a nota que precisa ser afinada, depois volte. Faça sem pressa e tente ouvir bem o som.

Afinadores eletrônicos

Hoje em dia está cada vez mais comum a utilização de afinadores eletrônicos, em vários modelos. Eles são presos ao violão, identificam pela vibração da madeira na qual encostam em quantos Hertz a corda está e comparam com a referência digital que eles possuem. Se a vibração percebida está menor ou maior, o ponteiro indica para um lado ou outro e aparece a cor vermelha, se a vibração está na medida certa, o ponteiro fica centralizado e a luz, verde.

afinador eletronico Aprenda rapidamente como afinar o violão

 

Alguns violões possuem afinadores embutidos junto com o sistema de equalização, na lateral superior do instrumento:

afinador equalizador Aprenda rapidamente como afinar o violão

Também é comum encontrarmos programas de computador e aplicativos para celular com essa mesma função de afinador eletrônico. Um problema que pode ocorrer é o microfone acabar captando ruídos externos e achar que é esse o som que deve trabalhar, já que a vibração não é transmitida pelo contato. Mesmo assim, são de grande valia e muito práticos em um ambiente silencioso.

afinador computador Aprenda rapidamente como afinar o violão afinador celular Aprenda rapidamente como afinar o violão

20 comentários sobre “Aprenda rapidamente como afinar o violão

  1. Prezados,

    Gostaria de receber informação sobre o curso para CAVACO e VIOLÃO e se possível um manual de conhecimentos gerais.

    Desde já muito obrigado.

    Sds,

    Ricardo

  2. é possível afinar um violão com o tom ideal para minha voz? As vezes quando vou tocar com o violão de algum amigo meu, vejo que o tom do violão é diferente.Não consigo entender isto. Como faço para saber em que tom canto?

  3. Olá Cido,

    Obrigado pelo comentário. Eu não conheço muitos afinadores no computador. Já usei alguns, mas hoje não utilizo mais. Acredito que não haja muita diferença entre eles, visto que a função será a mesma, mudando apenas o design.

    Até mais,
    Bruno

  4. Adriana, a sua voz se encaixará melhor com determinados tons, mas estes tons não serão modificados pela afinação do violão. Se um certo tom fica difícil para você cantar, a mudança terá que ser nos acordes que o violonista estará fazendo.

    Se o tom do violão do seu amigo estiver diferente, é porque ou o seu violão ou o dele estão desafinados.

    A regra geral para saber em que tom você cantará é você observar se tem problemas em alcançar as notas mais agudas ou mais graves da música. Se estiver muito agudo, abaixe o tom. Sendo grave, faça o inverso. O que acontece é que em uma música pode ser confortável para você cantar em dó, e já na outra, esse tom pode ficar muito agudo ou muito grave. Então o tom que você canta nunca é um tom absoluto que serve para todas as músicas, e sim um que funciona para cada uma delas.

    Até,
    Bruno

  5. poderia recomendar algum afinador digital para o pc?
    assim eu evito de gastar comprando um
    eu uso o e Chrmatic Tuner, que é muito simples mas funciona bem, tem algum que tu indique?

  6. Nei, você encontra o diapasão de garfo em lojas especializadas. Nunca vi em outras afinações, só conheço o A440 mesmo. Para todas as notas do violão você acha diapasões de sopro.

    Abraço,
    Bruno

  7. Bruno, se bem entendi, o “puxar o tom da viola” é copiar a afinação da viola no violão, certo? A viola caipira possui diversas afinações, e é possível afinar o violão em algumas dessas. Digo algumas porque em outras as cordas podem ficar tensas demais e arrebentar. O que com certeza dá certo: cebolão em D (do mais agudo pro mais grave: D-A-F#-D-A), boiadeira (D-A-F#-D-G) e rio abaixo (D-B-G-D-G). Porém você não irá seguir exatamente os passos que eu descrevi nesse post, o que eu escrevi se refere à afinação padrão. Além disso, tem o “problema” do violão ter 6 cordas e a viola apenas 5, então afine a sexta corda em D em qualquer uma dessas que eu descrevi para que pelo menos haja maior ressonância do instrumento.

    Até!
    Bruno

  8. Feliz 2010;Qual a dica para cifrar e formar acordes das notas musicais,de uma partitura(peça) na clave de sol,lida à primeira vista ? Favor subscreva-me,envie resposta.

    obrigado pela ajuda.

  9. oi sou super iniciante começei a minha primeira aula ontem e queria saber se sou obrigada a ter um afinador digital ou posso tentar so de ouvido mesmo achei um site que mostra o ton exato de cada corda mais queria saber se o afinador é melhor desde ja agradeço bjuxs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>