Exposição – História do Violão

Uma viagem pela trajetória de um dos instrumentos musicais mais populares é a proposta da mostra A História do Violão, que abriu na terça-feira, 18 de março, às 16h30 horas, na Univali de Itajaí (Bloco 26, sala 206 – Entrada da Rádio Univali), com palestra de Joaquim Pinheiro, luthier, especialista no tema e curador da exposição.

Organizada pelo SESC, dentro do Projeto Sonora Brasil, a mostra é inédita no país e traz ao público 26 instrumentos históricos, réplicas idênticas de originais pertencentes a museus e coleções particulares da Espanha, Áustria, Alemanha, Inglaterra, Itália, França, Estados Unidos e Brasil.

“O violão, tal qual o conhecemos hoje, é o resultado da evolução histórica de uma diversidade de instrumentos musicais de cordas desde o século XVI, marcando uma trajetória que se estende até finais do século XIX”, explica a pesquisa histórica que acompanha a mostra.

O visitante poderá ter contato com modelos que já foram usados desde a Idade Média até o século XIX: alaúdes medievais, renascentistas e barrocos, guitarras e violas dos vários períodos.

Univali – Itajaí
Bloco 26, sala 206 – Entrada da Rádio Univali
Rua Uruguai, s/n – Centro
Itajaí – SC
Período da exposição: 18/03/08 a 06/04/08

Visitação monitorada, agendas pelo fone (47) 3341-7990

Eu tive a sorte de estar em Itajaí no período da exposição, e vale muito a pena conferir. O trabalho é interessantíssimo, e a visão do instrumento a 10 cm vale infinitas vezes mais do que observá-los em livros de história. É uma pena que não tenham reproduções sonoras de cada instrumento, ou alguém habilitado a tocá-los, pois saber como cada um deles soa é uma vontade inevitável depois de vê-los…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *