21 comentários sobre “Lista de Luthiers de Violão em Atividade no Brasil

  1. somos a 1° fabrica de violoes,guitarras e contra baixo do estado de Pernambuco registrada com cnpj pronto pra oferecer trabalhos de construçao e vendas em varejo e atacado.

  2. Poxa.. vc esqueceu o luthier Elifas Santana de Aracajú, SE… ele faz as guitarras do Armandinho (que atualmente vem apresentando shows com Yamandú Costa), já fez guitarras para a dupla “Dodô e Osmar”, fundadores do trio elétrico baiano e fez inclusive algumas guitarras pro músico internacialmente conhecido Carlos Santana. Acredito que ele tenha o mínimo de merecimento pra constar nessa lista! Na cidade ainda existem mais 2 luthiers, porém, nenhum tem o ‘porte’ de Elifas!!!

    Ah, e os violões de elifas são verdadeiras obras de arte! Já tive oportunidade de tocar em um deles, e superou todas as expectativas!

  3. Olá Bruno,
    gostaria de saber como faço para obter o contato
    do Gleidson R. Barbosa que deixou uma mensagem sobre fábrica de instrumentos em PE.

    OBRIGADO PELA ATENÇÃO!

  4. Prezado Bruno,

    Primeiramente parabéns pelo belo trabalho!!!
    Me chamo Elisandro Carvalho, sou presidente da ONG cearense Instituto Atos que promove a Mostra Brasileira de Música Antiga e pela primeira vez irá realizar com recursos da Lei Rouanet, a Lutheria Brasil, primeira evento nacional de médio porte voltado exclusivamente para a cadeia da lutheria artesanal brasileira.
    E é por esta razão que entro em contato com Vossa Senhoria, para cientificá-lo de nossa iniciativa e ao mesmo tempo, solicitar sua contribuição ao evento, divulgando esta informação e ressaltando que selecionaremos alguns luthiers para participar com todas as despesas pagas.
    Mais informações poderão ser obtidas no site: http://www.lutheriabrasil.org.br

    Atenciosamente,

    Elisandro Carvalho
    Presidente do Instituto Atos
    Diretor Geral da Lutheria Brasil

  5. ola venho atraves dsse email saber se vcs poderiam me passar a lista de lutiers q vcs possuem somente dos q fabricam violas, violinos e arcos sou fabricante de estojs para eese produto e estou porcurando clientes …meu tel 27 30560066 tarcizio oliveira desde ja agradeço a atenção !!

  6. Olá ,meu nome é laudely Valério sou um luthier de minas gerais e estou precisando
    Da régua gabarito das distancias entre os trastes,para todos os instrumentos de corda (qualquer um).
    Você poderia me informar se consigo comprar aqui no Brasil?
    Se você tiver vc poderia me vender?
    Conhece alguma loja ou alguém que possa me fornecer ?
    Aguardo contato
    obrigado.

  7. Muito bom dia!…
    Sou um luthier, morador de Bady Bassitt sp. Estou tentando fazer com que a prefeitura da minha cidade monte uma oficina para ensinar jóvens (e adultos) a construir e reparar instrumentos musicais. Gostaria de receber as noticias e novidades.

  8. Amigo (a),

    Gostaria de conhecer a biografia do luthier JOÃO CRUZ, violonista baiano, radicado em São Paulo e Nova York.
    Muito grato,

    Joaquim Coutinho

  9. Luthieria Felix

    Especialista em Óptica Eletrônica e pinturas químicas automotivas pela empresa Renner e Lazzuril.
    Luthier e Musico, nos conservatórios de Tatuí e PUC Maringá PR Shows, por 11 estados do país, aberturas para shows de Almir Sater, Alceu Valença, Zeca Baleiro , Vanessa Da Mata, Benito De Paula, Toquinho, Euclides Marques e Luizinho 7 Cordas, Jose Mauricio Soliani, Zé Ramalho, Oswaldo Montenegro e outras bandas conceituadas da MpB Regional Brasileira.

    Estudou e desenvolveu seu próprio instrumento de corda, orientado por professores de Luthieria Chileno e Espanhol, Historiador e pesquisador da musica MpB Regional do Brasil Chile Bolívia Peru e Espanha .Viveu e estudou por 4 anos no Chile. Estagiou na (Universidad Del Pacífico) concluindo assim seus estudos na construção de Instrumento de Cordas personalizados. Na Luthieria Felix, aplica técnica renovadora na construção e restauração de cada item que compõe um instrumento de cordas.

  10. Olá, vc’s precisam incluir o nome do Luthier Mazola ele fábrica violinos, viola, cello e contra-baixo. Precisam ver a história de vida que ele tem pra contar…sensacional. Detalhe, ele não tem três dedos da mão esquerda e nem por isso ele deixa de tocar e fabricar os seus instrumentos. Ele mora em São Paulo no bairro XV de novembro.

  11. Tenho uma fazenda em Minas Gerais, onde tenho alguns metros cubicos “JACARANDÁ”, madeiras antigas mas em perfeito estado. Se alguem se interessar é so me contatar.
    31-99085641. Ou enviar um email.

  12. Se quiserem um luthier realmente bom, eu lhes indico o Pablo smiljanick aqui de goiania, digo sem medo de errar que os melhores baixos do brasil é ele quem faz, ele tambem faz umas guitarras sensacionais. Se precisarem de recomendações olhem a seleta lista de músicos que utilizam seus instrumentos

    Deem uma passa pelo site dele: http://www.sjguitarbass.com.br/

  13. Caro Bruno,

    Parabéns pelo blog e pela lista de luthiers! É, sem dúvida, uma ótima fonte de debate e consulta para nós e nossos alunos. Gostaria de acrescentar um nome na lista de Luthiers, o Wolf Schmidt. Ele atende a um segmento de instrumentos antigos (guitarras românticas) e conhece muito bem o ramo. O telefone dele é 2269-5298, e o endereço do blog é http://luthier-wolf.blogspot.com.br/

    Abraço!
    Luciano

  14. Olá Luciano,

    Aquele Torres que você levou pra UNICAMP era do Wolf, né? Toquei uma guitarra romântica dele há poucos dias, gostei do trabalho.

    Estou pra atualizar essa lista faz um tempo, em breve coloco também esse novo luthier.

    Abraço,
    Bruno

  15. Bom dia , eu acho que você deveria atualizar esta lista sim,porque aumentou e muito os luthieres no Brasil.
    O melhor Luthier de violão de concerto de Minas Gerais, não esta na lista que o Paulo Marcos Aguiar.

    Obrigado Bruno
    Um abraço do Luthier Antonio Girardeli
    Nova lima MG

  16. Olá boa noite, adorei esta página , estou começando agora no IFPR o curso de lutheria
    saber de mestres da arte, se é que poso assim chama-los, é maravilhoso. Obrigado.

    Osiris.

  17. Gostaria dum violão aço com pestana de 46 mm. Quem tiver interesse, por gentileza pode entrar em contato comigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *