Repertório – UNICAMP 2008

Além da prova de estruturação musical, percepção musical escrita e oral, o estudante que deseja ingressar no curso de bacharelado em Violão da UNICAMP deve tocar de memória uma obra de cada um dos grupos abaixo:

Grupo 1. J. S. Bach: Prelúdio, Fuga e Allegro, para alaúde; Suítes para alaúde 1-4; Suítes para violoncelo solo 1 e 3.
Grupo 2. Villa-Lobos: 12 Estudos, Prelúdios 2 e 5.
Grupo 3. Uma obra representativa dentre os seguintes compositores: M. Giuliani, F. Sor, F. Tárrega.
Grupo 4. Uma obra representativa dentre os seguintes compositores: J. Turina, J. Rodrigo, M. Castelnuovo-Tedesco, M. Ponce, L. Brouwer.

Sobre o Vestibular da UNICAMP eu posso falar melhor sobre como são as provas, porque prestei em 2006 e não mudou nada do repertório. Então vou colocar um pouco da minha experiência nessa prova aqui.

  • Quando eu prestei, lembro de ter ficado confuso na questão das suítes de Bach. O necessário é tocar UM MOVIMENTO da suíte que você escolher, e não a suíte inteira.
  • Obra representativa não quer dizer muita coisa, então vale a pena conversar com um pessoal que já escuta o repertório há mais tempo para ter uma idéia melhor. Se precisar de ajuda nessa questão, deixe um comentário que eu vou fazer o possível para ajudar.
  • Na minha prova, toquei as seguintes peças:
    • Bach: Prelúdio da Suíte no. 1 para Violoncelo [BWV 1007]
    • Villa-Lobos: Estudo no. 1
    • Tárrega: Capricho Árabe
    • Brouwer: Un Dia de Noviembre
  • Dou aulas específicas de preparação para as provas de aptidão de Vestibulares de música. Se você deseja fazer aulas, clique aqui.

14 comentários sobre “Repertório – UNICAMP 2008

  1. Caro Brunão,

    Fazia um bom tempo que não passava por aqui,pegou firme nas postagens! Parabéns. Entrar em qualquer vestibular é dureza, são peças realmente lindas, porém, ocorre uma barreira entre começar a tocar e tocá-las, acredito que seja como no caso do livro a águia e a galinha, muito importante o professor estar preparado para despertar o estudante dos primeiros exercícios de dedilhado á estudos fraseológicos interpretativos. Da uma lida no meu post mais recente recomendando a leitura do livro a águia e a galinha do Leonardo Boff, se ja não leu leia o livro vai somar aos seus conhecimentos como professor e aluno, pelo menos me ajudou. Valeu Brunão.

  2. Olá, tudo bém…

    se for possível, gostaria que enviasse ao meu e-mail a partitura da musica “un dia de noviembre” do leo brower.

    muito obrigado
    Maithan

  3. Olá,
    você sabe se é obrigatório tocar os preludios 2 e 5 ou apenas um dos dois?
    se você tiver poderia me mandar a partitura do preludio 3 do abel carlevaro?

    obrigado

  4. Olá Silvino,

    É necessário tocar apenas um dos dois Prelúdios, ou um dos doze Estudos.

    Tenho a partitura tanto do Prelúdio no. 3 do Villa-Lobos quanto a do Prelúdio Americano no. 3 de Carlevaro. Mas elas estão no papel, e não tenho scanner. Se você morar em Campinas, podemos combinar um dia e horário pra você tirar xerox.

    Até mais e obrigado pelo comentário!

  5. olá, Bruno, tudo bem?

    estou precisando da partitura de Fernando Sor Op. 29, nº 11 e estudo 7 do Villa para o vestibular da usp… se puder me ajudar… não estou encontrando em lugar nenhum… e tenho poucos contatos com musicos… desde já, agradeço! Email: ahlexsss@gmail.com (se puder envie-me o arquivo) Valeu!

  6. Olá Bruno.

    Prazer em conhecê-lo e parabéns pelo trabalho cuidadoso com a música violonística.
    Meu nome é Luiz e tenho um aluno que vai prestar o vestibular da UNESP este ano.
    Estão pedindo o ESTUTO OP. 29 Nº 11 ( Nº 16 DA EDIÇÃO SEGÓVIA – ED. CURCI ).
    Tenho aqui uma cópia dos 20 ESTUDOS revisados por Andrés Segóvia – Ed. Curci, porém na página do Estudo XVI há uma anotação manual de que se trata do Op. 29 nº 23.
    Aí eu fiquei em dúvida.

    Você tem conhecimento sobre isso?
    Você tem a partitura deste Estudo?

    Obrigado pela atenção.

    abraços

    Luiz

  7. Olá!
    Gostei da sua inicaiativa, é dificil encontrar partituras…
    Se vc puder me mandar as partituras de bach, preludio fuga e alegro, agradeço.

    Valeu!

  8. Olá Bruno!

    Certa vez, Já faz algum tempo,eu li um comentério que um professor do departamento de música da UNICAMP desenvolveu um manual com uma metodologia científica para se aprender violão. No comentário falava que o preço era um pouco diferencido em relação ao preço médio de um munual comum,todavia o resultado era satisfatório pois o método resultou de estudos feitos com os seus alunos. Caso você tenha conhecimento desse método ou algo semelhante, por favor me responda.

    Uabraço e obrigado.

    Ozaías.

  9. Olá pessoal, vou fazer o vestibular da Unesp e estou precisando da partitura de Fernando Sor Op. 29, nº 11 e Villa-Lobos estudo nº7.
    Alguém poderia me ajudar, não os encontro em lugar algum. Desde já agradeço.
    Caso possam me ajudar meu email é:
    weslleyjsc@hotmail.com

  10. Olá pessoal. Estou com o mesmo problema dos colegas a cima.Estou precisando para Unesp da partitura de Fernando Sor Op.29,n 11.Não estou encontrando em lugar nenhum.Se Alguém puder me ajudar agradeço.Favor enviar no meu e-mail
    vagsguitar@hotmail.com

  11. Ola, professor…(o sr. me deu aula por um tempo no CEMULC) eu gostaria de tentar prestar a Unicamp (musica) e gostaria de saber se o sr. tem alguma referencia de partituras… pois estou confuso não sei qual usar…eu gostaria de saber se teria como me disponibilizar as partituras das musicas que o sr. mesmo usou?… obrigado…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>