Repertório – UNIRIO 2008

Bacharelado em violão da UNIRIO 2008.

A execução do candidato será avaliada pelos seguintes critérios:

a) musicalidade;
b) sonoridade instrumental; qualidade da sonoridade extraída do instrumento; variação dinâmica, variação tímbrica;
c) fraseado e articulação;
d) compreensão musical das obras interpretadas;
e) compreensão estilística das obras interpretadas;
f) fluidez e eficiência técnica;
g) postura corporal e posicionamento das mãos.

PRIMEIRA FASE:
1) Gavota No. 1 da Suíte BWV 995 de J.S. Bach (Suíte 3 para alaúde); seqüências harmônicas e polifonia.

Candidatos aprovados para a segunda fase irão realizar esta etapa da avaliação instrumental no dia seguinte da primeira prova. Candidatos reprovados serão eliminados.

SEGUNDA FASE:
1) Estudo No. 20 de Leo Brower – ligados e acordes.
2) Estudo No. 1 Opus 60, de Matteo Carcassi (Dó maior) – execução escalar.
3) Prelúdio No. 1, de C. Guerra-Peixe – arpejos e fraseado melódico na região grave do instrumento.
4) Gavota 2 da Suíte BWV 995 de J.S. Bach (Suíte 3 para alaúde) – polifonia, seqüências harmônicas e execução escalar.
5) uma obra livre escolha, com no máximo cinco minutos de duração.


Comments

Uma resposta para “Repertório – UNIRIO 2008”

  1. Avatar de Renan Santiago
    Renan Santiago

    Venho em meio desta avisar que o repertório obrigatório para o curso de Bacharelado em Violão da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), muda todo o ano.
    Esse ano, conforme edital, as músicas cobradas serão:

    Primeira Etapa da Prova de Violão Clássico:
    Heitor Villa-Lobos: Gavota-Choro. Fraseado; planos sonoros.
    Nota: Os candidatos aprovados realizarão a segunda etapa da prova no dia seguinte.
    Segunda Etapa da Prova de Violão Clássico:
    1) Heitor Villa-Lobos: Estudo 5. Textura contrapontística.
    2) Napoleon Coste: Estudo 25 (Tarantela). Quarta região do braço instrumental; texturas arpejadas;
    terças e sextas.
    3) J.S. Bach: Giga da Suíte BWV 1009 (original para violoncelo). Escalas, ligados, fraseado, polifonia
    implícita.
    4) Uma obra de livre escolha, com o máximo cinco minutos de duração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *