Well-Tempered Clavier: analysis, scores, and digital sound

Venho me interessado muito pelo estudo das fugas de Bach, acho que foram uma das enormes contribuições desse compositor para a música. É um trabalho genial, e aos poucos se torna compreensível que cada motivo, ou tema, ou mesmo cada nota do que ele escreveu tem uma função importante no resultado final. Procurando um pouco sobre fugas na internet acabei achando um prato mais que cheio para aqueles que querem aprender um pouco mais sobre este tipo de composição muito comum do período barroco.

Well-Tempered Clavier: analysis, scores, and digital sound

Timothy A. Smith, criador do site Well-Tempered Clavier: analysis, scores, and digital sound realmente está de parabéns pela análise de todas as fugas dos dois livros do Cravo Bem-Temperado, de J. S. Bach. E além de uma ótima análise, a forma através da qual ela é exposta torna muito claro todos os elementos da fuga, facilitando muito a vida dos estudantes desse assunto. O pianista David Korevaar também merece os parabéns pelas excelentes gravações.

O site é excelente, vale muito a pena conferir. A maioria dos textos está em inglês, com algumas traduções para português. Mas mesmo se você não ler os textos, a parte gráfica é compreensível em qualquer idioma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>