Fernando Sor (batizado José Fernando Macarurio Sors) nasceu em 14 de fevereiro de 1778, em Barcelona, Espanha. Compositor e violonista, é conhecido na Espanha como o ‘Beethoven do Violão’
Nascido em uma família nobre, Sor foi descendente de uma longa linha de soldados, e era esperado que continuasse esse legado. Mas foi distraído desse objetivo quando seu pai apresentou-o à opera italiana. Ele se apaixonou pela música e abandonou a carreira militar. Junto com a opera, seu pai também apresentou-o para o violão, que nesse tempo era um pouco mais do que um instrumento tocado em tavernas, “inferior” aos instrumentos orquestrais.
Sor estudou música em um monastério em Montserrat, numa montanha perto de Barcelona, até seu pai morrer. Sua mãe não podia arcar com os custos de seus contínuos estudos e retirou-o do monastério. Foi nesse monastério que ele começou a escrever suas primeiras peças de música para violão.
Em 1808, quando Napoleão invadiu a Espanha, Sor começou a escrever música nacionalista para o violão, freqüentemente acompanhada por letras patrióticas. Depois da derrota do exército espanhol, Sor aceitou um posto adminisrtativo no governo ocupante. Depois que a Espanha mandou a França de volta em 1813, Sor e muitos outros artistas e aristocratas que se aliaram com os franceses deixaram a Espanha por medo de retribuição. Ele foi para Paris, e nunca mais voltou para sua terra natal.
Começou a ter seu nome reconhecido na comunidade artística de Paris por suas habilidades composicionais e violonísticas, e eventualmente começou uma tour pela Europa, ganhando uma fama considerável.
Em 1827, devido parcialmente à sua idade avançada, ele se estabeleceu e decidiu viver o resto de sua vida em Paris. Foi durante essa sua aposentadoria que compôs muitos dos seus melhores trabalhos.
Seu último trabalho foi uma missa em honra de sua filha, que morreu em 1837. Sua morte deixou o já doente Sor em uma séria depressão, e ele morreu miserável em 1839, de câncer na garganta e língua.
O estilo de Sor pode ser resumido em uma citação de William Newman: “O valor criativo das sonatas para violão de Sor é alto. As idéias, que crescem para fora do instrumento e ficam muito bem fora dele, são novas e diferentes. A harmonia é habilidosa e surpreendentemente variada, com mudanças tonais e ricas modulações nas seções de desenvolvimento. A textura é naturalmente interessante também, com melodias alterando de cima para baixo, para o meio, e freqüentes contrapontos adicionados. Sobre as formas extendidas, os primeiros movimentos Allegro ainda mostram flexibilidade considerável na aplicação da forma sonata, especialmente no grande número de idéias expostas e reexpostas. Por isso, seu estilo ainda volta a Haydn e Boccherini, especialmente no primeiro movimento do Opus 22, que tem toda a limpeza de sintaxe e acompanhamento que podem ser encontrados na sinfonia clássica, e seu terceiro e quarto movimentos, poderiam facilmente passar como um Minueto e Rondó de Haydn.”
SUA OBRA
* Método para o Violão Espanhol (primeiramente publicado em francês no nome de “Méthode pour la Guitare” (1830) e depois traduzido para inglês em 1832, “Method for the Spanish Guitar”)
Lista de Opus* 18?? 1. 6 Divertimentos
* 18?? 2. 6 Divertimentos
* 18?? 3. Tema Variado e Minueto
* 18?? 4. Fantasia
* 18?? 5. 6 Pequenas Peças
* 18?? 6. 12 Estudos
* 18?? 7. Fantasia
* 18?? 8. 6 Divertimentos
* 1821 9. Introdução e Variações sobre um tema de “A Flauta Mágica”, de Mozart
* 18?? 10. Fantasia
* 18?? 11. 2 Temas Variados e 12 Minuetos
* 18?? 12. Fantasia
* 1819 13. 6 Divertimentos
* 1822 14. Grand Solo
* 18?? 15a. Folies d`Espagne et un Menuet. 1822. (Meissonnier). 1810. (Castro)
* 18?? 15b. Sonata Seconta em Dó Maior. 1822. (Meissonnier). 1810. (Castro)
* 18?? 15c. Thème varié em Dó Maior. 1822. (Meissonnier). 1810. (Castro)
* 18?? 16. Cinquième fantaisie. (Introdução, Tema e Variações em “Nel cor piu” by Paisillo”).
* 18?? 17. 6 Valsas
* 18?? 18. 6 Valsas
* 18?? 19. 6 Arias de “A Flauta Mágica”
* 18?? 20. Introdução e Tema Variado
* 18?? 21. “Les Adieux”
* 1825 22. Grand Sonata
* 1825 23. Divertimentos. (1825, Meissonnier)
* 1825 24. 8 Pequenas Peças
* 1827 25. Grand Sonata
* 1827 26. Introdução e Variações sobre “Que ne suis-je la fougère!”
* 1827 27. Introdução e Varialções sobre “Gentil houssard”
* 1827 28. Introdução e Varialções sobre “Malbrough s`en-va-t-en guerre”
* 18?? 29. 12 Estudos. (Continuação do Opus 6)
* 1828 30. Fantasia e Variações Brilhantes
* 18?? 31. 24 Lições Progressivas para Iniciantes
* 18?? 32. 6 Pequenas Peças
* 1828 33. 3 Peças de Sociedade. 1828. (Última publicação por Meissonnier)
* 1828 34. L`Encouragement. (Dueto). 1828. (Pacini)
* 1828 35. 24 Exercícios. 1828. (Primeira publicação por Pacini)
* 18?? 36. (Na Edição Simrock esse número é dado como Três Peças de Sociedade. Mas é a mesma composição do Opus 34)
* 18?? 37. Serenata
* 1830 38. Divertimentos. (Dueto). 1829-30. (Pacini)
* 1830 39. 6 Valsas. (Dueto). 1829-30. (Pacini)
* 18?? 40. Fantasia e Variações sobre uma Aria Escoscesa
* 1830 41. Les Deux Amis. (Dueto). 1829-30. (Pacini)
* 18?? 42. 6 Pequenas Peças
* 18?? 43. “Mes Ennius” – 6 Bagatelas
* 18?? 44. 24 Estudos
* 1831 44, bis. 6 Valsas Fáceis. (Dueto). 1831. (Pacini)
* 18?? 45. 6 Peças
* 1831 46. “Souvenir of Friendship”
* 1832 47. 6 Pequenas Peças
* 1832 48. “How do you like this?” – Rondo
* 1832 49. Divertimento Militar. (Dueto). 1832. (Pacini)
* 1832 50. “La Calm”. 1832
* 1832 51. “À la Bonne Heure” – 6 Valsas
* 18?? 52. Fantasy Villagoise
* 1832 53. “The First Step”. (Dueto). 1832. (Pacini)
* 1832 54. Peça de Concerto. 1832
* 18?? 54. bis. Fantasia. (Dueto)
* 18?? 55. 3 Duetos Fáceis. (Dueto)
* 18?? 56. “An Evening in Berlin”
* 1834 57. 6 Valsas e um Galope
* 18?? 58. Fantasia Fácil
* 18?? 59. Fantasia Elegíaca
* 18?? 60. 25 Estudos Progressivos
* 1837 61. 3 Duetos Fáceis. (Dueto). 1836-7. (Pacini)
* 1838 62. Divertimentos. (Dueto). 1837-8. (Pacini)
* 18?? 63. “Souvenir of Russia. (Dueto)
Leia mais em: Fernando Sor, Sor, Fernando Sor’s Page, Fernando Sor: His life and his music.
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