GILSON ANTUNES
Local: Teatro Glauce Rocha
Campo Grande – MS
Data e horário: 21/11/07 (quarta-feira), 20h
Gilson Antunes é especialista em violão erudito (Advanced Instrumental Studies) pela Guildhall School of Music – Londres, Inglaterra – mestre em musicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em violão erudito pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), tendo iniciado seus estudos musicais em 1982 e concluído o curso no Conservatório Musical Mário de Andrade com medalha de ouro em 1989. Através de seu trabalho de ampliação do repertório violonístico (com recitais e gravações de CDs com repertório inusitado), organizador de eventos de violão (concursos, festivais e seminários) e escritor de literatura para o instrumento (através de inúmeros artigos), Gilson Antunes já vem conquistando um lugar de referência entre os violonistas de sua geração.
Teve como principal mentor musical o violonista Fábio Zanon. Ainda teve Robert Brightmore (discípulo de Julian Bream) e Giácomo Bartoloni como professores.
Em 1998 gravou pelo Selo Som Puro seu primeiro CD, de música barroca, com o TRIO GTR, no qual interpreta peças de Bach, Vivaldi e Haendel.
Em 1999 gravou um segundo CD com o trio, agora com o nome de Trio de Violões de São Paulo, com obras originais para três violões de autores brasileiros, lançado pela Gravadora PAULUS. No ano de 2000 lançou o elogiado CD Music for Guitar by Young Brazilian Composers, com obras de ex-estudantes das três principais universidades do Estado de São Paulo, USP, UNESP e UNICAMP.
Em maio de 2003 Gilson Antunes lançou o CD Obras para violão de Américo Jacomino – Canhoto, dando seqüência a seu ideal de ampliação do repertório violonístico, desta vez com um trabalho de reavaliação de peças do primeiro grande violonista brasileiro do século vinte.
Entre suas últimas gravações está a participação em duas das mais importantes coletâneas violonísticas já lançadas no Brasil, o Projeto Violões do Brasil (CD, livro e DVD) e o CD 10 Anos de Violão Intercâmbio.
É o criador do Festival de Música de Ourinhos e do Concurso Nacional de Violão Musicais. É o autor dos projetos dos Seminários Vital Medeiros e do programa Violão com Fábio Zanon (edição sobre o violão brasileiro). É articulista da revista eletrônica Violão Intercâmbio e da revista Violão-Pró (sendo o responsável pela parte do violão erudito desta revista).
Atualmente é professor da Universidade Federal da Paraíba e diretor artístico e organizador do Seminário Nacional de Violão Vital Medeiros, em Mogi das Cruzes.
Deixe um comentário