Série Violões na Catedral 2008
LEANDRO LATÚ e MARCUS TOSCANO
Catedral Evangélica de São Paulo
Rua Nestor Pestana, 136/152, Consolação
São Paulo – SP
Data e horário: 07/09/08 (domingo), 20h
Tel.: 55 11 3255-6111
http://www.violoesnacatedral.blogspot.com/
LEANDRO LATÚ
PROGRAMA
Domenico Scarlatti – Sonata L208
Agustín Barrios – El último canto
Joaquín Malats; arr: Francisco Tárrega – Serenata Española
Paulo Belinatti – Estudo Litorâneo No1: Brisa do Oceano
Sérgio Assad – Farewell
Marco Pereira – O choro de Juliana
João Pernambuco – Interrogando
Agustín Barrios – Valsa opus 8, No 4
Natural de São Paulo, o violonista Leandro Latú iniciou seus estudos musicais em 1993, autodidaticamente. Logo depois, passou a estudar com Luís Eduardo, Ronaldo Clímaco, Daniel Lima, João Luís Resende Lopes, Ulisses Rocha, Sidney Gimenez, Everton Gloeden e Reinaldo Ponte, consecutivamente. Concluiu seu Bacharelado em Violão Erudito pela Uni-FMU FAAM no 1º semestre de 2005, sendo orientado por Sidney Molina e Henrique Pinto, com o qual continua estudando atualmente.
Participou de diversos masterclasses, além do III Encontro de Violonistas do MS (2000), 23º Festival Internacional de Música de Brasília (2001), VII Seminário de Violão do Conservatório Mozart (2001), III Festival de Música de Poços de Caldas (2002), VII Festival Internacional de Música de São Caetano do Sul (2004), I e II Encontro Internacional de Violões do SESC-SP, Festival de Inverno de Campos do Jordão (2005), tendo estudado com expressivos nomes do instrumento como Manuel Barrueco (Cuba), Quarteto de Violões EntreQuatre (Espanha), Carlos Barbosa Lima, Fábio Zanon, Paulo Martelli, Mário Ulloa (Costa Rica), Nora Buschman (Alemanha), Paulo Porto Alegre, Oliver Thedieck (Alemanha), Sidney Molina e Henrique Pinto.
Há 9 anos, exerce um intenso trabalho pedagógico, tendo, alunos seus, vencedores de concursos nacionais de violão. Tem se apresentado: na Série Violões no MASP, Espaço Promon (pelo Programa “Furnas Geração Musical”), Casa de Portugal (na estréia da “Missa para duas vozes solistas e pequena orquestra” do compositor Leandro Alvarenga), Páteo do Colégio (na inauguração do Monumento da Praça da Paz), Auditório Rui Barbosa do Colégio Mackenzie (no “Caldeirão das Artes”, em 1999-projeto organizado pelo Governo Mário Covas), Série Música na Capela, Conservatório Musical Souza Lima, Musicalis, Conservatório Musical Ernesto Nazareth, Catedral Evangélica de São Paulo, Restaurante Alemão O Garimpo.
É bastante ativo, também, na área da música popular, tendo atuado em diversas formações e em diferentes estilos, como baixista, guitarrista e backing vocal. Conquistou o 2o Prêmio no VII Concurso Nacional de Violão Musicalis, além do 3º lugar no Concurso de Violão Souza Lima de 2004 (concurso o qual já houvera sido finalista em 2002) – sem limite de idade. Também em 2004, foi um dos 3 violonistas selecionados, do Estado de São Paulo, para o Programa “FurnasGeração Musical”, que ocorreu em mais 7 Estados brasileiros.
MARCUS TOSCANO
PROGRAMA
Domenico Scarlatti – Sonata k 175
Maria Luisa Anido – Cancion de Cuna
Maria Luisa Anido – De mi Terra
Maria Luisa Anido – Variações Campeiras
Manuel Maria Ponce – Tema Variado e Final
John Duarte – Variações sobre um tema catalão
Natural da cidade de Sorocaba estado de São paulo íniciou seus estudos de música e violão erudito com o Maestro Pedro Cameron no ano de 2001 até o ano de 2006 no Espaço Cultural Sorocaba.
Paralelamente íniciou em 2002 no Conservatório de Tatuí os cursos de bandolim com Altino de Oliveira e violão erudito com o professor Geraldo Ribeiro prosseguindo com Edson Lopes até o ano de conclusão do curso em 2007 nesta instituição recebeu bolsa por mérito e conquistou dois primeiros lugares em concursos interno de alunos.
Atualmente cursa o 2 ano do curso bacharelado em violão erudito na Faculdade Santa Marcelina na cidade de São Paulo sendo orientado pelo professor Henrique Pinto.
Participou de diversos masterclasses na classe de professores de grande evidência no cenário do violão erudito tais como: Berta Rojas, Fabio Zanon, Anabel Montesinos, Fernando Lima,Paulo Porto Alegre,José Antonio Escobar,Eduardo Isaac,Mario Ulluoa, Eduardo Meirinhos, Edelton Gloeden, Alvaro Pierre, Sebastian Montes, Eduardo Castanera.
Deixe um comentário