Aulas do Seminário Vital Medeiros

Falei sobre os Concertos do Seminário Vital Medeiros, neste post comentarei sobre as masterclasses, palestras e workshops. As Aulas do Seminário.

Todas as masterclasses foram ótimas. E o tempo foi curto pra todas elas. O Gilson Antunes, organizador do evento, tinha que ir lá falar com o palestrante sempre pra falar que o tempo estava acabando, se não o papo ia longe. Eu tive a sorte e o prazer de poder tocar na masterclass do Pablo Marfil, argentino. Foi muito interessante, obter visões diferentes sobre uma peça faz com que a interpretação própria seja mais convincente, com elementos daqui e de lá. Todos os professores foram muito simpáticos, apesar das grandes adversidades que alguns tiveram nos aeroportos, ficando um grande tempo sem dormir e ainda no pique para dar aulas com bom humor.

As oficinas não foram pra menos. Selma Antunes na oficina de yoga deu enormes dicas para uma consciência da respiração e do próprio corpo, e exercícios para relaxamento entre estudos e antes de subir ao palco. Foi muito interessante essa parte, pois desvinculou um pouco do violão em si, mas sendo um tema atrante para todos.

Emanuel Carvalho falou um pouco sobre os violões dele e de seu irmão, Samuel Carvalho. Os dois primeiros prêmios do Concurso foram violões deles, e em sua palestra Emanuel pode mostar as minúcias do seu trabalho. Levou amostras de madeiras para a construção de violões, e mostrou como se identifica uma boa madeira. Foi uma pena o tempo ser curto, pois a lutheria é um tema do qual todo mundo gosta de tirar dúvidas e trocar idéias com um profissional.

2 comentários sobre “Aulas do Seminário Vital Medeiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>