Particularmente, acho o trabalho desses dois excepcional. Pude prestigiar o duo no Seminário Vital Medeiros, em maio desse ano, e a sua musicalidade contagiante me fez virar fã de carteirinha da Cecilia e do Fernando. O carisma e a versatilidade do repertório contribuem para que a cada música uma experiência musical diferente e envolvente aconteça, tornando o espetáculo interessante para todo o tipo de ouvinte.
DUO SIQUEIRA-LIMA
Após acumularem vários prêmios como solistas, os violonistas Cecilia Siqueira e Fernando Lima se uniram no ano de 2002 com a intenção de juntarem as vivências musicais e culturais latino-americanas que ambos assimilaram em seus paises de origem, além da formação erudita que cada um obteve, para formarem um duo de violões. Duo que na atualidade, é considerado um dos melhores grupos violonísticos da América Latina.
Cecília, nascida em Paysandú (Uruguai) traz uma forte tradição do folclore uruguaio, e Fernando, vindo do interior de Minas Gerais foi intensamente influenciado pela “viola caipira” e a música regional mineira.
Desde seu inicio o duo vem recebendo críticas excepcionais, obtendo uma rápida projeção nacional e internacional. Com aproximadamente cinco anos de existência, eles gravaram dois discos, se apresentaram em quase todo Brasil e vem realizando concertos em paises como Uruguai, Argentina, Espanha, Itália, Inglaterra, Áustria, Suíça, Irlanda, Hungria e Rússia.
Cecilia Siqueira e Fernando Lima se conheceram em Caxias do Sul (RS – Brasil), onde dividiram o primeiro prêmio no II Concurso Internacional de Violão Pró Música / SESC em julho de 2001. No ano seguinte nasceu a idéia de formarem o duo que teve a oportunidade de estrear em Paysandú (Uruguai), no teatro Florencio Sánchez. Desde então se seguiu uma série de apresentações em diversas cidades uruguaias, como Montevidéu, no Festival Internacional Abel Carlevaro; em Salto, no Ateneo Municipal; em Punta del Este, no Club del Lago; em Treinta y Três, no Teatro Municipal, além de diferentes apresentações na televisão, onde se destaca o programa La guitarra y sus intérpretes, em Rede Nacional Uruguaia.
No Brasil, eles têm realizado concertos em importantes séries e festivais, já tendo se apresentado em diversos estados e gravado em vários programas de rádio e TV.
Em dezembro de 2002, gravaram o primeiro Cd, Tudo ConCorda, onde se optou por uma diversidade de compositores e estilos que vão desde o barroco até a música popular, o que demonstra uma grande versatilidade musical e expressiva.
No ano de 2003, realizaram a sua primeira turnê em duo pela Europa, onde percorreram países como Espanha, Itália, Áustria, Suíça e Hungria. Nesta turnê destaca-se o concerto de Milão no Teatro Palazzina Liberty e a apresentação no Castelo Ësterhaze (onde viveu Joseph Haydn), antiga sede do governo austro-húngaro, na Hungria.
Nos anos de 2004 e 2005 realizaram vários concertos na Irlanda e Inglaterra onde propuseram mostrar a riqueza da música popular brasileira, levando um repertório especialmente dedicado a este gênero.
Em maio de 2006 realizaram uma nova turnê na Irlanda em diferentes teatros de Cork (Sirius Art Center), Wexford (Wexford Art Center), Dublin (Bank of Ireland e Saint Ann´s Church) e foram pela primeira vez para Rússia, se apresentando no International Musical Festival e no Musical Portrait na cidade de Kaluga.
Em agosto de 2006 gravaram o seu segundo álbum discográfico intitulado Lado a Lado, somente com compositores brasileiros e com um repertório arranjado pelo próprio duo, de obras que são inéditas para o violão. O CD foi produzido e lançado na Irlanda no Festival of World Cultures, onde se apresentaram artistas de mais de 50 paises.
“O duo Siqueira Lima abrilhantou o festival com o ritmo contagiante dos povos da América Latina. São grandes artistas do violão, executam as obras com maestria, graça, e um incomparável senso artístico. Excepcionais”.
Publicado no Jornal O mundo do Violão, Kaluga – Rússia
Deixe um comentário