Cecília Siqueira e Fernando Lima

Particularmente, acho o trabalho desses dois excepcional. Pude prestigiar o duo no Seminário Vital Medeiros, em maio desse ano, e a sua musicalidade contagiante me fez virar fã de carteirinha da Cecilia e do Fernando. O carisma e a versatilidade do repertório contribuem para que a cada música uma experiência musical diferente e envolvente aconteça, tornando o espetáculo interessante para todo o tipo de ouvinte.

DUO SIQUEIRA-LIMA

Após acumularem vários prêmios como solistas, os violonistas Cecilia Siqueira e Fernando Lima se uniram no ano de 2002 com a intenção de juntarem as vivências musicais e culturais latino-americanas que ambos assimilaram em seus paises de origem, além da formação erudita que cada um obteve, para formarem um duo de violões. Duo que na atualidade, é considerado um dos melhores grupos violonísticos da América Latina.

Cecília, nascida em Paysandú (Uruguai) traz uma forte tradição do folclore uruguaio, e Fernando, vindo do interior de Minas Gerais foi intensamente influenciado pela “viola caipira” e a música regional mineira.

Desde seu inicio o duo vem recebendo críticas excepcionais, obtendo uma rápida projeção nacional e internacional. Com aproximadamente cinco anos de existência, eles gravaram dois discos, se apresentaram em quase todo Brasil e vem realizando concertos em paises como Uruguai, Argentina, Espanha, Itália, Inglaterra, Áustria, Suíça, Irlanda, Hungria e Rússia.

Cecilia Siqueira e Fernando Lima se conheceram em Caxias do Sul (RS – Brasil), onde dividiram o primeiro prêmio no II Concurso Internacional de Violão Pró Música / SESC em julho de 2001. No ano seguinte nasceu a idéia de formarem o duo que teve a oportunidade de estrear em Paysandú (Uruguai), no teatro Florencio Sánchez. Desde então se seguiu uma série de apresentações em diversas cidades uruguaias, como Montevidéu, no Festival Internacional Abel Carlevaro; em Salto, no Ateneo Municipal; em Punta del Este, no Club del Lago; em Treinta y Três, no Teatro Municipal, além de diferentes apresentações na televisão, onde se destaca o programa La guitarra y sus intérpretes, em Rede Nacional Uruguaia.

No Brasil, eles têm realizado concertos em importantes séries e festivais, já tendo se apresentado em diversos estados e gravado em vários programas de rádio e TV.

Em dezembro de 2002, gravaram o primeiro Cd, Tudo ConCorda, onde se optou por uma diversidade de compositores e estilos que vão desde o barroco até a música popular, o que demonstra uma grande versatilidade musical e expressiva.

No ano de 2003, realizaram a sua primeira turnê em duo pela Europa, onde percorreram países como Espanha, Itália, Áustria, Suíça e Hungria. Nesta turnê destaca-se o concerto de Milão no Teatro Palazzina Liberty e a apresentação no Castelo Ësterhaze (onde viveu Joseph Haydn), antiga sede do governo austro-húngaro, na Hungria.

Nos anos de 2004 e 2005 realizaram vários concertos na Irlanda e Inglaterra onde propuseram mostrar a riqueza da música popular brasileira, levando um repertório especialmente dedicado a este gênero.

Em maio de 2006 realizaram uma nova turnê na Irlanda em diferentes teatros de Cork (Sirius Art Center), Wexford (Wexford Art Center), Dublin (Bank of Ireland e Saint Ann´s Church) e foram pela primeira vez para Rússia, se apresentando no International Musical Festival e no Musical Portrait na cidade de Kaluga.

Em agosto de 2006 gravaram o seu segundo álbum discográfico intitulado Lado a Lado, somente com compositores brasileiros e com um repertório arranjado pelo próprio duo, de obras que são inéditas para o violão. O CD foi produzido e lançado na Irlanda no Festival of World Cultures, onde se apresentaram artistas de mais de 50 paises.

“O duo Siqueira Lima abrilhantou o festival com o ritmo contagiante dos povos da América Latina. São grandes artistas do violão, executam as obras com maestria, graça, e um incomparável senso artístico. Excepcionais”.

Publicado no Jornal O mundo do Violão, Kaluga – Rússia

5 comentários sobre “Cecília Siqueira e Fernando Lima

  1. Não tenho nada a comentar, só sei que dou nota 1000 para os dois, nossa fiquei encantado hj com o talento dos dois, assisti a apresentaçao deles, e fiquei apaixonado, parabens e que deus continue iluminando-os…

    Adair Oliveira

  2. Gostaria de parabenizar esse duo maravilhoso, que nos traz ótima audição na mistura de ritimos, fiquei feliz em ouvir algumas se sua canções hoje pela net. Voçes são maravilhosos como musicos simples como pessoas e audaciosos quanto a carreira que escolheram, colham bons frutos e nos tragam sempres esta magia da boa musica que nos revigora, abraços.

  3. Uma apresentação emocionante, empolgante, contagiante, e linda de se ouvir, que tiver o prazer de presenciar, parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>