Masterclass – Franciel Monteiro

Não pude assistir a masterclass inteira, pois estava meio gripado no dia. Apenas toquei a peça que preparei e fui embora, portanto darei as impressões que tive como aluno, não como ouvinte da masterclass.

07 junho franciel Masterclass   Franciel Monteiro

Apresentei En Los Trigales, de Joaquin Rodrigo. En Los Trigales é uma peça curta, com seções bem definidas e um caráter espanhol bastante marcante, característico das obras de Rodrigo. Toquei em um violão emprestado de um amigo, pois o meu ainda não está pronto. Era um violão Samuel Carvalho de cedro, com um volume impressionante. A sala era grande, mas eu me senti tocando no meu quarto, de tão potente que era o instrumento. E além disso, eu conseguia ouvir o som ressoando nos tímpanos que tinham ficado no local por ocasião do ensaio da orquestra no dia anterior.

Toquei a peça sem grandes problemas. Me assustei com a projeção da corda ré na primeira frase da introdução da música, e me senti confiante com o instrumento que tinha em mãos. Interpretei do jeito que estudei, sem alterar minha opinião pela interpretação da mesma peça do próprio Franciel no recital que ele fez.

Franciel me deu uma idéia de ritmo diferente do que eu havia pensado, o que trouxe mais movimento para a peça. No compasso 3/8, eu estava marcando as colcheias, e a sugestão foi pensar mais na totalidade do compasso, na semínima pontuada que leva a música adiante. Sugeriu algumas possibilidades timbrísticas importantes, principalmente na segunda parte da peça, onde o tom é Bb maior e há uma diminuição no andamento acompanhado por um caráter mais lírico. Me incentivou a acentuar todas as dinâmicas, articulações e timbres diferentes. Isso para que o ouvinte realmente note a diferença entre um pianíssimo e um fortíssimo, um stacatto e um legatto, um som metálico e um som doce, um som claro/objetivo e um escuro/difuso.

Foi uma masterclass interessante, por eu já ter a peça na mão e poder discutir bastante sobre as possibilidades musicais (e nem tanto técnicas). Justamente o que é a grande sacada da masterclass, você poder conhecer novas opiniões. E depois, juntar as próprias impressões, com as que teve na masterclass, com as de seu professor regular, com as opiniões de amigos… Conhecer todas essas opiniões e nenhuma delas completa ao mesmo tempo, fazendo com que a sua própria seja única.

2 comentários sobre “Masterclass – Franciel Monteiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *