O Instrumento Certo

As pessoas quando gostam demais de um assunto procuram saber o máximo possível dele. Em música, essa aproximação é ainda maior, visto que além de ouvir as obras que gostamos, podemos estudar o instrumento executante para nós mesmos tocarmos a peça que nos anima, que estimula, que nos faz sentir bem.

Pois bem, depois de todo um gosto pela música, chega na hora de escolher o instrumento. Qual é o timbre que mais te agrada? Qual é aquele que você gosta de ouvir? Qual é aquele que você adora ver quando um profissional toca uma peça belíssima, bem executada? O instrumento que você escolher será aquele que te fará feliz tocando. É aquele que você se vê tocando aquela música que gosta tanto, é aquele que vai servir pra você esquecer por um momento das preocupações. Pense em você tocando vários instrumentos… Qual é o que melhor se encaixa com você, vendo todas essas perguntas?

Escolhi o violão com 13 anos de idade, vendo meu pai tocar, e meu primo também. Meu pai animava as rodas das famílias, enquanto meu primo estava se preparando para fazer o vestibular pra Música, tocando uns arranjos do Marco Pereira, Guinga. E a partir daí, só achei mais qualidades nos violonistas que ouvia…

Acontece às vezes da pessoa gostar muito de ouvir, mas no fim não era bem o que ela queria tocar. Mas não tenha medo em começar em um instrumento e depois descobrir que o melhor era outro, ou vice-versa. Nunca é tarde para mudar. E só dá para descobrir afinidade tocando.

Todo estudo de música é intercambiável. Em teoria musical é muito fácil perceber isso. Comecei tocando piano, e tinha alguma base teórica. Pra passar pro violão, não tive muitas dificuldades, só tive que adaptar aquela teoria que eu sabia de antes para o novo instrumento. Muda a técnica, das teclas para as cordas, mas muita coisa você consegue passar. Além disso, sempre tem o conhecimento da música como um todo, que você vai conseguindo ao passar dos anos, de interpretação… E isso nao importa o instrumento que você tocar, esse conhecimento estará sempre com você…

Para qualquer instrumento musical que quiseres aprender, terás que se esforçar bastante. Mas não desanimes quando encontrar algum obstáculo, pois com o tempo você encontrará maneiras de ultrapassá-lo. Encare as dificuldades como desafios a serem solucionados, e bola pra frente! Dá-lhe estudo!

Agradecimentos a FernandoSor e Stefano do Fórum Delcamp.net pelas contribuições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>