Recital – Joanes de Souza e Luciano César

Série Violões na Catedral 2008
JOANES DE SOUZA e LUCIANO CÉSAR

Catedral Evangélica de São Paulo
Rua Nestor Pestana, 136/152, Consolação
São Paulo – SP
Data e horário: 28/09/08 (domingo), 20h
Tel.: 55 11 3255-6111

http://www.violoesnacatedral.blogspot.com/

JOANES DE SOUZA
PROGRAMA

Fernando Sor
– Andante Largo Opus 5
– Tema e variações sobre a Ópera ‘A Flauta Mágica’ de Mozart
H. Villa Lobos
– Prelúdios 1 e 4
– Estudos 4 e 6

Joanes de Souza atualmente cursa o último ano do Curso de Música da UNICSUL, orientado por Luciano Cesar Moraes. Fazendo música de câmara com as formações: Violão e Canto, Trio de Violões. Participou de Festivais de Música em Guaratinguetá, Ourinhos, Guarulhos, Osasco, Jaraguá do Sul, Mogi das Cruzes e Suzano.

LUCIANO CÉSAR
PROGRAMA

John Dowland – Semper Dowland, Semper Dolens
Benjamin Britten – Nocturnal op. 70 (after John Dowland)
Manuel de Falla – Homenaje pour le tombeau de Debussy
Manuel Ponce – Sonatina meridional (Campo, copla e fiesta)

Natural de Ceres – Goiás, teve sua formação teórica iniciada com o Prof. Altamiro Fonseca em 1991, e no instrumento, com a professora Graça Lima, com que estudou por cinco anos entre 1992 e 1996. Concluiu dois cursos técnicos, realizados nesse período nas escolas Músika – Centro de Estudos, e Vibratto – Música e Artes.

Foi aluno de composição do Prof. Dr. Estércio Marques Cunha em 1996. Além da composição, passou por rápidas incursões em orquestra de cordas, como contrabaixista, e como estudante de regência coral.

Vencedor de sete concursos de que participou, sendo quatro deles nacionais: IV e V Concurso Nacional Souza Lima 93 e 94 (Conservatório Souza Lima, SP) – Primeiro Lugar e destaque nos dois anos; Tarde da Juventude Villa – Lobos 94 (Conservatório Villa – Lobos , SP) –Primeiro Lugar e prêmio Melhor Interprete de Villa – Lobos e II Concurso Nacional Musicális 98. Foi o segundo colocado do I Prêmio José Lucena Vaz em 98, realizado pela UFMG.

Mantêm atividades regulares como camerista. Acompanhou a soprano Rosemeire Moreira entre 2004 e 2006 e é integrante do Trio Ibirá, com os irmãos João Francisco e Luís Roberto Botosso.
Foi bolsista da CAPES, por dois anos consecutivos (97 e 98) no programa Musicistas de Aperfeiçoamento em Música, ministrado respectivamente, por Mark (da Manhattan Scholl of Music) Delpriora, e Eduardo Fernandez.

Em outros cursos de extensão, esteve em contato com os professores e violonistas: Henrique Pinto, Ângela Muner, Eduardo Meirinhos, Paulo Porto Alegre, Luís Cláudio Ribas Ferreira, Abel Carlevaro, Fábio Zanon e David Russel.

Concluiu em julho de 2001, o bacharelado em violão na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo sob orientação principal do Prof. Edelton Gloeden.

É professor do curso de Bacharelado em violão da Universidade Cruzeiro do Sul. E em 2004 lançou o cd Ibirá-Quarteto de Violões, com obras de Bach, Torroba, Haydn e Gnatalli. Com esse grupo, tem participado de algumas das mais importantes séries de música de câmara do Brasil, como: Concertos Tribanco-Uberlândia, Música em Ouro Branco e Concertos às 19:15 do Conservatório Municipal de Belo Horizonte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>