Recital de Violão com Maurício Gomes
Local: Music Center – Núcleo de Ensino Musical
Rua José Maria Lisboa, 921 (esquina com a Alameda Casa Branca, travessa da Avenida 9 de julho)
Bairro Jardins (próximo à Estação de Metrô Trianon-MASP)
Data: 13/08/07, 20h
Entrada franca
PROGRAMA
- Aylton Escobar (n. 1943)
- Prelúdio
- Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993)
- Estudo nº1
- Valsa-Choro nº1
- Ponteio
- Waldemar Henrique (1905-1995)
- Tema Severino
- Valsinha do Marajó
- Almeida Prado (n. 1943)
- Livro para seis cordas
- Lina Pires de Campos (1918-2003)
- 4 Prelúdios
- Osvaldo Lacerda (n. 1927)
- Moda Paulista
- Amaral Vieira (n. 1952)
- Divagações Poéticas
Maurício Gomes iniciou seus estudos de violão aos 12 anos, formando-se em Licenciatura Plena em Educação Artística com habilitação em Música, pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e em Violão pelo Conservatório Carlos Gomes, onde realizou seus estudos com o professor Salomão Habib.
O violonista participou do II Encontro Nacional de Violão da Uni-Rio e de masterclasses com Eduardo Fernández (Uruguai), Turíbio Santos, Nícolas de Souza Barros, Fred Schneiter, Luis Carlos Barbieri, Henrique Pinto, Luz Maria Bobadilla (Paraguai) e Marco Smili (Espanha).
Em 1998 participou do IX Concurso Nacional de Violão Souza Lima, em São Paulo, sendo premiado como destaque do concurso e como 1º colocado da categoría juvenil. Em 1999, participou do Programa Musicistas, em Salvador, como bolsista do convênio Capes/UFBA.
Em 2002 realizou seu primeiro recital solo em São Paulo, dentro da programação do X Seminário de Violão Souza Lima. No mesmo ano foi vencedor do Classical Guitar Concours, realizado em Belém.
Em 2003 apresentou-se no XI Seminário de Violão Souza Lima. Entre os anos de 2003 e 2004 foi profesor de violão no Conservatorio Carlos Gomes em Belém. No mesmo ano transferiu-se para Barcelona (Espanha), onde apresentou-se nas cidades de Barcelona e Cambrils. Foi o segundo colocado no III Concurso Internacional José Tomás e ingressou na Escola Superior de Música da Catalunha, onde atualmente estuda violão com Àlex Garrobe.
Em 2005 tocou no 16º Festival de Guitarra de Barcelona. No Brasil apresentou-se no Solar do Jambeiro em Niteroi e participou do programa de rádio “Música e Músicos do Brasil”, exibido pela Rádio MEC do Rio de Janeiro.
Em 2006 apresentou-se em Madrid em uma série de concertos em homenagem ao violonista argentino Miguel Angel Girolet. No Brasil apresentou-se em salas de Guarapuava (Paraná), Belém e Rio de Janeiro.
Em dezembro do mesmo ano apresentou-se em Portugal, na cidade de Angra do Heroísmo, e na ocasião realizou a estréia mundial da suite “Violão, por quem choras?” do compositor carioca Nestor de Hollanda Cavalcanti.
Deixe um comentário