Para ingressar na UNICAMP, a parte prática da prova exige tocar de memória uma obra de cada um dos grupos abaixo:
Grupo 1: J. S. Bach – Prelúdio, Fuga e Allegro, para alaúde; Suítes para alaúde 1-4; Suítes para violoncelo solo 1 e 3.
Grupo 2: Villa Lobos – 12 Estudos, Prelúdios 2 e 5.
Grupo 3: Uma obra representativa dentre os seguintes compositores – M. Giuliani, F. Sor, F. Tárrega.
Grupo 4: Uma obra representativa dentre os seguintes compositores – J. Turina, J. Rodrigo, M. Castelnuovo-Tedesco, M. Ponce, L. Brouwer.
Prestei o Vestibular em 2006, e não mudou nada do repertório. Então vou colocar um pouco da minha experiência nessa prova aqui, para ajudar os futuros bixos.
– Quando eu prestei, fiquei confuso na questão das suítes de Bach. O necessário é tocar UM MOVIMENTO da suíte que você escolher, e não a suíte inteira.
– Obra representativa não quer dizer muita coisa, então vale a pena conversar com um pessoal que já escuta o repertório há mais tempo para ter uma idéia melhor. Se precisar de ajuda nessa questão, deixe um comentário que eu vou fazer o possível para ajudar.
– Eu entrei na faculdade com as seguintes peças – Bach: Prelúdio da Suíte no. 1 para Violoncelo [BWV 1007], Villa-Lobos: Estudo no. 1, Tárrega: Capricho Árabe, Brouwer: Un Dia de Noviembre.
– Dou aulas específicas de preparação para as provas de aptidão de Vestibulares de música, focando o que os membros da banca querem ouvir. Se você deseja fazer aulas, clique aqui.
Deixe um comentário