Recital – Vera de Andrade e Maria Haro

Vera de Andrade e Maria Haro

Sala Juvenal Dias
Belo Horizonte – MG
Data e horário: 27/09/08 (sábado), 18h
Preço: R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,50 (meia entrada)
Informações: (31) 3236-7400

PROGRAMA
NICANOR TEIXEIRA
Auto-retrato
Olhos que choram
Cantiga
Loucuras da Vicentina
Romaria de Bom Jesus da Lapa
Suite nordestina
João Bento no forró
Procissão
Mariquinha Duas Covas

H. VILLA-LOBOS
Mazurca-choro
Choros nº 1

EDINO KRIEGER
Romanceiro
Ritmata

SÉRGIO ASSAD
Cenas brasileiras

VERA DE ANDRADE, bacharel em música pela Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO) é violonista, compositora, arranjadora. Estudou Harmonia Funcional e Arranjo no Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical. Participou também de Master – Classes com Paulo Bellinatti e Eduardo Isaac.

Atua como violonista, produtora fonográfica em trabalhos de MPB e de música instrumental, arranjadora e acompanha vários cantores no circuito carioca. Foi integrante da Orquestra Rio de Violões, da Orquestra Chiquinha Gonzaga, dirigida por Maurício Carrilho, da Orquestra de Violões da UNIRIO, dirigida por Maria Haro e da Orquestra de Violões, dirigida por Turíbio Santos. Integrou o Trio Violão Brasileiro, desde sua formação, contribuindo com arranjos especialmente produzidos para o grupo.

Participou como orientadora musical da produção do filme Stelinha, de Miguel Farias. Dentre as diversas gravações das quais participou destaca-se o CD com a obra de Nicanor Teixeira. Em 2003, participou como violonista e diretora musical do espetáculo teatral Submundo, do premiado grupo Sobrevento.

Atualmente, leciona na Escola Rio Música, dirige o Curso de Extensão Violão Básico (UNIRIO) e é Coordenadora Pedagógica do Projeto Villa-Lobinhos.

MARIA HARO, nascida no Uruguai, é brasileira naturalizada. É Bacharel em Música pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) onde estudou com Turíbio Santos. Obteve seu título de Mestre em Música na UFRJ, apresentando a tese Nicanor Teixeira: a música de um violonista-compositor brasileiro, em 1993. Desde 90 é professora da UNIRIO.

Recebeu várias premiações em concursos nacionais, destacando-se o 1º lugar no Concurso Nacional Villa-Lobos (1987). Como solista e camerista tem estreado e gravado obras de diversos compositores brasileiros como: Nicanor Teixeira, Ricardo Tacuchian, Cláudio Santoro, Marisa Rezende, Sérgio Barbosa, Antonio Guerreiro, H. D. Korenchendler, entre outros. Dentre os CDs e LPs dos quais participou destacam-se: Die Barock Traversa, Orquestra de Violões do Rio de Janeiro, Koellreuter 70, Nicanor Teixeira por 28 intérpretes, Concerto Louvação, Imagem Carioca, Violões da AVRIO I e II. Em 99, foi convidada a participar como recitalista, professora e júri do I Festival y Concurso Isaac Nicola, em Camaguey, Cuba. Em 2005, realizou o concerto inaugural do Encuentro Internacional de Guitarra, em Montevidéu – Uruguai, pela comemoração dos 10 anos do programa de televisão La Guitarra y sus Intérpretes, dirigido pelo violonista uruguaio Cesar Amaro. Gravou também um concerto para o mesmo programa televisivo. Em maio de 2007, participou das homenagens ao compositor Agustin Barrios, em San Juan Bautista, Paraguai. Em 2008, lança seu CD Fina Flor: Maria Haro interpreta Nicanor Teixeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>