Ritmo

A música é composta por três elementos: melodia, harmonia e ritmo. A melodia é a seqüência de notas, que tocadas uma após a outra fazem o solo da música. A harmonia é o conjunto dos grupos de notas tocadas simultaneamente (acordes), que dão o corpo à música. E o ritmo é a pulsação, a base da construção musical da maioria dos estilos (principalmente de música popualr).

Para começar a entender a notação musical do ritmo, vamos fazer um exercício. Deixe tocando uma música qualquer, de preferência, que seja lenta. Pode ser “Se esta rua fosse minha”. Com a mão esquerda, sinta a pulsação dela e bata na mesa ou no corpo os tempos fortes. Vamos chamar estes tempos de semínimas. Agora, entre cada semínima, bem na metade entre uma batida de mão esquerda e outra, bata com a mão direita (sem parar a mão esquerda). O intervalo entre as batidas que antes durava mais tempo agora se reduziu pela metade, temos colcheias ao invés de semínimas.

Aqui está o exercício feito com as mãos, na notação escrita. A primeira linha é o resultado da batida da mão esquerda apenas, a segunda é a combinação das duas mãos.

certa Ritmo

Esse post é uma introdução à notação rítmica e ao desenvolvimento do senso rítmico, compreender bem este conteúdo auxilia o aprendizado posterior de “levadas”, “batidas” e “ritmos” para o violão.