Aqui vai a lista de 10 Grandes Álbuns que eu julgo dignos de receberem muitos aplausos e parabéns. CD’s com as melhores interpretações, melhores composições, melhores arranjos. Não são só de violão solo, são os que eu mais ouço no geral. Não vou colocar em ordem, porque todos são excelentes.
- The Great Paraguayan – Guitar Music of Barrios. Gravado por John Williams, veja a resenha aqui.
- Catavento e Girassol. Composições geniais de Guinga, com toda a personalidade da voz de Leila Pinheiro.
- Paganini – 24 Caprices. Gravado pelo Elliot Fisk, de um virtuosismo impressionante. Às vezes um pouco sujo, mas espetacular.
- Água de Beber. CD do Quarteto Maogani, excelentes arranjos para músicas de Tom Jobim e suas fontes.
- Sérgio and Odair Assad Play Piazzolla. Muito bom, o tango contagiante do Piazzolla combinado com a empatia e personalidade do duo brasileiro.
- Choro Elétrico. Ótimos arranjos de choros feitos pelo grupo 4×0 para uma formação elétrica – guitarra, baixo, bateria e piano. Um disco inovador na minha concepção de que choro era tocado só por regionais e similares…
- Mozart: Réquiem. Obra-prima de Mozart gravada por Kathleen Battle, Ann Murray, David Rendall e Matti Salminen formando o quarteto solista, Orquestra e Coro de Paris, sob a regência de Daniel Barenboim.
- Raphael Rabello & Dino 7 Cordas. Ótimo, Raphael mostrando sua técnica, agilidade e limpeza de som como solista enquanto o pai do violão de 7 cordas costura os acordes com suas baixarias.
- Valsas Brasileiras. Marco Pereira demonstrando sua grande habilidade tanto na beleza dos arranjos quanto na técnica violonística, que não ofusca sua expressividade em momento algum.
- Vibrações. Jacob do Bandolim apresenta choros que se tornaram grandes clássicos a partir deste CD.
Essa não será a única lista de 10 CD’s que eu postarei aqui no blog, essa lista contém apenas um décimo dos álbuns que eu pretendo postar. De pouco em pouco, chego lá.
Deixe um comentário