Estou com problemas no meu computador, portanto dependo dos computadores da UNICAMP e de lan houses agora. Desculpem pela demora para postar.
10/02. Comecei fazendo uns exercícios de cromatismo e arpejos do Carlevaro, do Cuaderno no. 2, para esquentar. Segui tocando o Estudo no. 6 do Brouwer e o Estudo no. 1 do Villa-Lobos. Logo após toquei as Variacões sobre um tema da Flauta Mágica, de Fernando Sor. Fazia tempo que eu não tocava essa peça, e ela precisa ser tocada todo dia pra sair direitinho todos os ligados e ornamentos… Segui tocando o Choros no. 1 do Villa, peça que eu estou estudando mais nos últimos dias. Está legal, tem algumas partes que tem notas mal pisadas e algumas digitações ainda mal-resolvidas, mas dessa primeira parte de se pegar uma música, a parte da mecânica estar certa, está quase pronta. Depois ainda tem as questões interpretativas, mas aí são outros quinhentos… Aliás, outros mil. Toquei o Prelúdio da Suíte no. 2 para Alaúde [BWV 997] do Bach pra não perder a prática, e depois parei. Não sei o que está dando em mim, é difícil eu ficar mais de 45 minutos tocando violão… Não sei, talvez pela combinação do clima estar quente, eu não estar com um canto orgranizado só para eu estudar e estar com um desconforto em ficar sentado na posição certa pra tocar por muito tempo. Plano a curto prazo: comprar um apoio ergonômico, com ventosas, pra ver se fico melhor.
21/02. Fiquei mais animado para estudar, e o desconforto já quase não existe, excetuando quando fico demasiado tempo tocando. Comecei aquecendo com o Estudo no. 6 do Brouwer e o Estudo no. 1 do Villa. Estou trabalhando agora em cima de alguns choros que planejo tocar em duo com meu primo, também violonista. As melodias de A Vida é um Buraco, Chorei, 1×0, Descendo a Serra, Pagão, Segura Ele (todas do Pixinguinha) estão quase prontas, falta limpar alguns compassos pra sair legal. O Choros no. 1 do Villa-Lobos tá saindo bem, estou gostando bastante de tocá-lo, ele tem um balanço muito agradável, é realmente gostoso de tocar… Dei uma passada na Suíte no. 2 para Alaúde [BWV 997], do Bach, e estou trabalhando bastante na Fuga agora. Muito bonita, é demais ouví-la… Mas ainda está no meio da segunda página…
22/01. Aqueci com os estudos de sempre, e toquei as Variações sobre um tema da Flauta Mágica de Mozart, de Fernando Sor. Consegui escutar a interpretação dessa música pelo Segóvia, é bem diferente do que eu estava fazendo… Como eu estava antes apenas com a opinião de meu ex-professor, ouvir Segóvia fez com que as possiblidades dessa música se multiplicassem… Agora vou trabalhar nela bastante, fiquei animado pra deixá-la tão perfeita quanto a versão do Maestro. Passei pelo Choros no. 1, Prelúdio no. 1 e no. 3, do Villa, que estão saindo sem grandes problemas. Daqui a alguns minutos terei aula com o Fábio e deve ser bastante produtivo, em breve uma movimentação maior na série Estudo.
Deixe um comentário