Dançando na Colômbia: Suíte Colombiana nº. 2

Seguindo no programa do recital “Nosso norte é o Sul”, a terceira peça é a Suíte Colombiana nº. 2,  um conjunto de quatro movimentos baseados em danças do folclore colombiano.

suitecolombiana1 398x458 Dançando na Colômbia: Suíte Colombiana nº. 2
Les Danseurs, de Fernando Botero (1932-)

Composta por Gentil Montaña (1942-2011), o primeiro movimento da suíte é um pasillo chamado El Margariteño. Segundo o musicólogo Guillermo Abadia, a dança paso tinha um compasso binário e o passo dos dançarinos tinha uma longitude maior. No pasillo, o compasso é ternário e o passo é menor.

A Guabina Viajera, segundo movimento, também é ternária, porém lenta e com uma característica romântica. O compositor fala sobre a composição desse movimento no seguinte vídeo:

Um pequeno trecho transcrito e traduzido (2m36s a 3m18s):

A Guabina Viajera tem muita relação com o nome sim, já que quando eu estava viajando para a Europa, senti essa nostalgia e pude me expressar em música. Então o tema começou aqui na Colômbia, uma pequena frase da Guabina Viajera começou aqui na Colômbia. Quando cheguei na Espanha, estando em Madrid, compus outro pedaço que inclusive tem uma cadência espanhola, uma progressão harmônica espanhola. E aí em Paris compus outro pedaço, e depois fui à Grécia e lá a terminei.

O terceiro movimento se chama Bambuco, referência a um dos gêneros mais representativos colombianos no qual a sobreposição de ritmos binários e ternários confere uma característica ímpar.

bambuco1 749x1024 Dançando na Colômbia: Suíte Colombiana nº. 2
Bambuco, de Alipio Jaramillo (1913-1999)

A suíte termina com Porro, de ritmo binário festivo e dançante. Para mais referências sobre esse ritmo, recomendo o artigo do La Mar de Músicas: El Porro (em espanhol).

porro Dançando na Colômbia: Suíte Colombiana nº. 2

Um comentário sobre “Dançando na Colômbia: Suíte Colombiana nº. 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>