The Great Paraguayan – Guitar Music of Barrios

sme 0101 sk 09261170q 200x200 72dpi rgb The Great Paraguayan   Guitar Music of Barrios

John Williams foi quem “descobriu” Agustin Barrios Mangoré. “Descobriu” porque foi quem ouviu as composições desse grande músico paraguaio e percebeu a riqueza sonora ali presente. Gravou em 1977 um disco inteiramente dedicado a Barrios, feito que rendeu a Barrios um grande reconhecimento no exterior. A música não-européia era bastante discriminada, e Barrios surpreende com composições belíssimas – ora de caráter virtuosístico, ora cheias de temas sentimentais e melancólicos, ora poéticas, ora intricadas. Todas de uma criatividade sem precedentes.

Williams nesse disco resgata em 1994 algumas das composições de Barrios, e reafirma a qualidade musical desse grande gênio. Embora em algumas passagens mais dramáticas eu o considere um tanto artificial, sua técnica impecável e clareza torna esse disco um dos mais belos que já ouvi.

Destaques:

  • Las Abejas e La Catedral, pela execução impecável.
  • Valsa no. 3, Choro da Saudade e Una Limosna por el Amor de Dios pela beleza melancólica da composição e trêmolo perfeitamente nítido da terceira composição.
  • Maxixa e Cueca, pela grande inspiração popular que move a música.

Não consegui resumir os destaques, este disco é simplesmente demais. É daqueles pra se ficar ouvindo, e ouvindo, e ouvindo de novo… Top 10 da minha lista que publicarei mais tarde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *